Comemorar mais um ano de vida de um filho é uma alegria indescritível para os pais da criança. Mesmo sendo um momento de muita comemoração, o trabalho em organizar a festa pode ser bastante cansativo, caso tudo não seja feito com antecedência e muito planejamento, a começar pela contratação de um salão de festas infantil.

Não se desespere. Durante anos trabalhando no ramo, juntei as melhores dicas sobre como contratar um salão de festas infantil e garantir que a sua festa aconteça feliz e do jeitinho que você sonhou para a sua criança. Leia o artigo e prepare-se para festejar:

salão de festas infantil

1. Local previamente determinado

Alguns locadores de salão de festas possuem mais de um espaço em endereços diferentes. Talvez, por falta de atenção do responsável por elaborar o contrato, o endereço do salão de festas no documento que você irá assinar não seja o que você conheceu ou combinou com o locador.

Por tanto, não deixe de lado a tarefa de conferir o endereço do espaço e certificar-se de que se trata do lugar determinado no contrato.

Outro detalhe importante é ter em destaque no acordo a data e hora da festa. Outro dia, uma mãe me procurou as pressas para alugar o salão de festas. O dono do espaço onde ela havia fechado o aluguel do salão para comemorar o aniversário da sua filha havia alugado o espaço para outra família realizar uma festa no mesmo dia e horário.

Tenho certeza de que o engano não foi proposital ou uma atitude de má-fé do locador. Ainda assim, erros podem ocorrer. Então, caso você alugue o salão com meses de antecedência, lembre-se de mensalmente telefonar para o dono do espaço reservado e relembrá-lo da data. Como diria o antigo ditado: “é melhor prevenir do que remediar.”

salão de festas infantil

2. Infraestrutura do ambiente

O primeiro item em um checklist de festa deve ser a lista de convidados. Só assim você consegue determinar o tamanho da festa que você dará. Para contratar um salão de festas infantil não é diferente.

O tamanho do espaço, bem como a capacidade que ele tem de acomodar bem os convidados, é um fator determinante na escolha do lugar.

Apenas procure o salão depois de ter certeza da quantidade de pessoas que irão a festa. Por questões de acomodação e segurança, os responsáveis pelo lugar costumam ter um limite de lotação determinado.

Playground

Os proprietários de salão de festas infantil têm investido cada vez mais no espaço de brinquedos do salão como forma de diferencial competitivo. Normalmente os brinquedos estão inclusos no aluguel do espaço. Contudo, não se esqueça de o uso dos brinquedos conste no contrato. Ainda, se o lugar oferecer monitores para auxiliar as crianças no playground, isso também deverá constar no acordo.

Mesas, cadeiras e som

Algumas coisas parecem óbvias para você, mas podem não estar tão claras assim para outras pessoas. É de praxe que o salão de festas seja alugado com a infraestrutura completa. Estamos falando das mesas e cadeiras para os convidados, aparelhagem de som, freezers e acesso à cozinha, mesmo que o buffet seja contratado em outro lugar.

Mesmo sendo uma prática comum, até mesmo os detalhes devem constar em contrato. Peça a especificação por escrito da quantidade de mesas e cadeiras e tudo o que o locador te oferecer para utilização no espaço.

salão de festas infantil

3. Opções de pacotes

Aqueles que já começaram a pesquisa por preços para fazer a festinha da sua criança, já perceberam o quão mais em conta a festa feita com o fechamento de pacotes. Quanto mais itens você contrata em um só lugar, mais descontos você pode conseguir.

Um salão de festas infantil completo pode oferecer os seguintes serviços para a sua festa:

  • Estrutura: mesas e cadeiras, fraldário, som ambiente, projetor com notebook para músicas, vídeos e fotos, banheiros, Internet wi-fi;
  • Brinquedos: cama elástica, piscina de bolinhas, jogo de disco, totó, fliperama multijogos, jogo de basquete, mini playground, etc;
  • Equipe: recepcionista, garçons, fritadeira, coordenador de festa, monitor;
  • Decoração;
  • Buffet

Sem falar na facilidade de lidar com apenas um fornecedor e não ter que se preocupar em ligar para várias pessoas para relembrar os detalhes da festa.

salão de festas infantil

4. Valores bem definidos

Decidido o lugar da festa e a inclusão de pacotes adicionais ao aluguel do espaço, ou não, é hora de definir os valores e especificá-los em contrato.

Deixe claro a quantidade de convidados adultos e a quantidade de crianças. Alguns lugares costumam não contar nas lista de convidados as crianças com até 5 anos de idade, o que permite mais convites aos adultos, por exemplo.

A quantidade de horas de festas, valor por convidado excedente (em caso de contratação de buffet), formas de pagamento, parcelamento do valor total ou não e cada serviço prestado pelo responsável pelo salão de festas infantil devem constar em contrato. Mais segurança para você e para o proprietário do espaço.

Pronto. Salão de festas resolvido. Agora você já pode pensar nos outros detalhes da festa, como a música. Já sabe o que tocar na festa de aniversário da sua criança? Separa música por música pode ser uma tarefa cansativa, não é mesmo?

Cuidei dessa parte para você. Criei uma playlist com mais de 60 músicas para festa infantil. Basta clicar aqui para acessá-la. Boa festa!

salão de festas infantil