Mesmo que você faça sua festa em casa, a organização de cada etapa da comemoração pode ser bem trabalhosa.

Porém, até mesmo as comemorações no salão de festas podem terminar não sendo tão simples de preparar, principalmente se você não estiver certa sobre o que deixar a cargo do salão e o que vai ser feito por você mesma.

Para simplificar tudo isso eu trouxe algumas dicas que vão te ajudar a se decidir pelo lugar ideal para comemorar o aniversário da sua criança.

Saiba as vantagens financeiras de fazer a festa em casa ou no salão, qual das opções acomodaria melhor os seus convidados e um comparativo de prós e contras das festas feitas em casa.

Prós e contras da festa em casa

Uma festa feita em casa não é necessariamente mais barata do que uma festa feita no salão. Por outro lado, cada opção tem seus prós e contras.

Abaixo, listamos alguns critérios para você levar em conta, de acordo com tópicos que você vai ter que se preocupar, qualquer que seja a escolha.

Antes, porém, leve em conta certos aspectos. Caso o espaço seja grande e comporte a lista de convidados que você fez, ela também deverá ter o mobiliário necessário para que todos fiquem bem acomodados.

Mesas e cadeiras, por exemplo, estão sempre incluídas no valor do valor do aluguel do espaço.

Para os pais que optarem pela instalação de brinquedos ou a realização de alguma atividade com as crianças, é fundamental se certificar que o espaço comporta esse tipo de movimentação.

Caso você tenha um quintal ou jardim grande, pode sair caro contratar uma tenda ou algum tipo de cobertura em situação de sol ou chuva forte.

Quando é melhor fazer a festa em casa

Para crianças mais novas — por exemplo, durante as comemorações de “mesversário” — as festas em casa são boas para que o bebê possa dormir no quartinho se vier a pegar no sono durante a comemoração.

Prefere uma festa pequena, para pouquíssimos convidados, apenas a família e os amigos mais íntimos? A festa em casa pode ser uma boa opção.

Os buffets costumam estipular uma quantidade mínima de 50 convidados por festa, para se organizarem em relação à comida. Caso a sua lista seja muito menor que isso, a festa em casa é a melhor opção.

Outro ponto positivo é o fato de não lidar com a hora exata para término da festa. Normalmente, em buffets infantis, as festas duram de 4 à 6 horas, com cobrança de taxa extra se a comemoração extrapolar o horário pré-determinado.

Claro, esse detalhe pode ser positivo para alguns e negativo para outros, já que não há uma hora definida para que sua casa seja deixada pelos convidados. Tem gente que só sai no último minuto de festa, não é mesmo?

A lista de convidados

Para as festas feitas em casa, o limite de convidados vai depender de três detalhes: Espaço, tamanho do buffet e infraestrutura de acomodação (mesas, cadeiras e banheiros, por exemplo).

Decidiu-se por uma festa em casa? A dica anterior continua valendo.

Convide apenas o que a sua casa suporta. Considere que todos tenham onde se sentar e espaço na mesa, mesmo que seja uma festa mais familiar.

Se a festa acontecer no salão de festas, a lista será montada de acordo com o orçamento que você fizer com o espaço escolhido, principalmente se ele mesmo for o fornecedor do buffet.

A decoração

Difícil decidir qual é a parte mais complicada em uma festa em casa, se a decoração ou a organização do buffet. Mas vamos por partes!

Existem alguns truques para incrementar sua festinha sem que seja necessário gastar muito. Entretanto, o trabalho não será pequeno. A questão é que, quando os pais optam por decorar a festa da criança, sobra menos tempo para se dedicar às demais tarefas do tão esperado dia.

A dica é escolher o tema o quanto antes para poder  planejar a decoração. Afinal, vai ser necessário alugar itens para complementar os enfeites e colocar a mão na massa na confecção de embalagens e surpresinhas.

O buffet

Contratar um buffet sempre será a melhor opção, mesmo que a festa seja feita em casa. Você já estará ocupado demais pensando em tudo que deve estar pronto para a festa. Cozinhar, definitivamente, não deve ser uma preocupação nesse dia.

Antecipe-se, economize e faça mais de um orçamento com empresas diferentes. Além, claro de buscar o cardápio mais compatível com o tipo de comida que você gostaria de servir.

Contratando o buffet certo, você tem a certeza de ajustar a quantidade de comida e bebida à quantidade de pessoas que pretende convidar.

Porque optar por salão de festas

O motivo principal é: menos trabalho e mais tempo para aproveitar a festa da sua criança. Claro, tudo vai depender do quanto você pode gastar.

Não se desespere, as festas feitas em casa podem acabar saindo com o mesmo preço do que as festas em salão. Ou seja, vale a pena pesquisar, mesmo que o seu orçamento seja curto.

Existem opções de festas durante a semana, por exemplo, que saem quase pela metade do preço do aluguel aos finais de semana, e o salão não precisa necessariamente ser próximo à sua casa.

Outro ponto facilitador do salão de festas é a possibilidade de montar pacotes que incluem o aluguel do espaço, o uso do playground e demais brinquedos do fliperama, buffet e decoração.

Talvez cada item desse, se orçado separadamente para a festa em casa, acabe saindo mais caro do que se fossem disponibilizados em um único lugar.

Agora que você já sabe se vai fazer a festa do seu filho em casa ou em um salão de festas, está na hora de se preocupar com outros detalhes da comemoração, por exemplo, a música.

Para te ajudar, montei uma playlist com mais de 60 músicas infantis para animar a sua festinha. Para baixá-la gratuitamente é simples, basta clicar aqui ou na imagem abaixo. Boa festa!

festa em casa