Ainda falta um tempinho para a festa de aniversário da sua criança acontecer, mas encontrar um bom buffet infantil requer exatamente esta antecedência que você está tomando agora.

É por isso que separei alguns pontos de atenção para serem observados antes de contratar um buffet. Anote tudo e prepare-se para a festa! Acompanhe até o final:

1. Faixa etária do seu filho

Veja a festa com os olhos de uma criança. Essa dica vale muito para as festinhas de crianças maiores. Crianças são facilmente atraídas por cores e formatos, veja quais as opções do buffet para tornar a comida o mais divertida possível.

Lembre-se que o mundo das crianças é lúdico, isso faz com que até mesmo a hora de comer seja divertida. Por isso, organize a festa para que as crianças vejam a comida e se decidam por ela.

Claro, para as festas de bebês de até dois anos, e com a maioria dos convidados adultos, essa não precisará ser uma preocupação.

buffet infantil

2. Cardápio do buffet infantil

O que a sua criança gosta de comer? Sempre reforçamos aqui no blog que a festa é para comemorar o aniversário do seu filho ou filha, portanto, dentro do possível, tudo deve ser pensado para que o (a) aniversariante aproveite cada parte da festa, inclusive o buffet.

  • Algumas comidinhas são típicas em um buffet infantil, por exemplo:
  • Salgados
  • Doces
  • Bolo
  • Batata frita
  • Cachorro quente
  • Pipoca
  • Pão de queijo
  • Mini pizza
  • Refrigerante, água e suco de caixinha

Caso a criança já tenha definido suas preferências em relação a alguns pratos, deixe que ela te ajude no momento da escolha do que será servido na festa.

Não se trata de transferir a ela essa responsabilidade, tampouco deixar que ela bata o martelo sobre todo o cardápio, por óbvio. Mas, a criança se sentirá ainda mais importante sabendo que contribuiu para a sua festinha e que terá os seus doces preferidos em seu aniversário, por exemplo.

buffet infantil

3. Serviços oferecidos

Um bom negócio é ter certeza do que o buffet tem a oferecer, sem surpresas no dia da festa. Questione acerca da quantidade de garçons, de cada tipo de comida, onde e como serão servidas e se haverá pausas no serviço durante a festa.

Outras perguntas interessantes para fazer na hora de contratar um buffet são:

  • O buffet faz os próprios salgados e doces ou terceiriza-os?
  • É possível realizar uma prova?
  • Existe um coordenador da equipe durante a festa ou eu terei que sê-lo?
  • Qual o valor por convidado excedente?
  • Bebidas inclusas ou quanto pagarei por esse serviço?
  • Qual o tempo máximo de festa?
  • Quais os diferenciais?

buffet infantil

4. Antecedência

Algumas mamães e papais mais precavidos costumam orçar com alguns buffet até um ano antes da festa. O conselho que costumo dar é que o prazo limite para organizar a festa seja de 3 meses, dependendo do tamanho da festa que você está programando.

Caso você já tenha fechado os detalhes da festa há muitos meses, vale a pena se certificar com os fornecedores e prestadores de serviço se tudo continua conforme o combinado. Estamos falando da comemoração especial de mais um ano da sua criança. Então, cuidado nunca é demais, não é mesmo?

buffet infantil

5. Certeza sobre a lista de convidados

O valor a ser pago para o buffet vai depender principalmente da quantidade de convidados para a sua festa. Sem a menor dúvida é muito mais em conta para os pais contratarem o buffet para a quantidade certa de convidados ao invés de ter que pagar por convidado excedente no dia da festa.

Tenha muita certeza quanto a lista de convidados e, se puder, deixe ao menos 5 convites de reserva, caso você tenha se esquecido de convidar, se lembrou de última hora e faz questão de tê-lo em sua festa.

buffet infantil

6. Pacotes promocionais

Sempre que possível, feche o máximo de serviços em um mesmo lugar. Isso te dá mais liberdade para pechinchar o valor final. Além disso, você centraliza em um só contato todos os detalhes da sua festa.

Pacotes que incluem a decoração do ambiente, buffet com cozinha e garçons, aluguel do espaço e brinquedos são mais baratos do que a contratação individual de cada parte da festa. Você ainda pode negociar alguma cortesia extra para os convidados menores de 5 anos, por exemplo.

7. Fechando o contrato

Não dê menos atenção a essa parte do que às outras. O contrato é a garantia de que tudo o que você planejou para o dia especial da sua criança irá acontecer de fato.

Cada detalhe combinado deve estar firmado em contrato. Isso é importante tanto para resguardar quem está pagando a festa quanto para os prestadores de serviço.

Confira o nome da empresa, endereço, CNPJ e o máximo de informações possíveis com a empresa fornecedora do buffet antes de realizar o pagamento.

O contrato deve conter a data da festa, o valor e a forma de pagamento, bem como se houve parcelamento do valor. A quantidade de cada produto também deve ficar bastante clara no contrato e, claro, a qualidade do serviço também merece um espaço no documento.

Pronto, sua festa estará um passo mais perto de acontecer depois observados todos esses pontos.

Além de buffet infantil e um serviço de qualidade, uma festinha de criança tem que ter música boa! Por isso, fiz uma playlist com músicas para durar durante toda a festa e animar a criançada e os adultos. Clique aqui para ter acesso à playlist no Spotify e Deezer. Boa festa!

buffet infantil